Prêmio MCTIC

 

Conforme disposto no capítulo VI, art. 14 do Regulamento do PRÊMIO MCTIC DE MÉTODOS ALTERNATIVOS À EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL, tornamos público os vencedores do Prêmio segundo a decisão da Comissão Julgadora:

 

RESULTADO:

 

CATEGORIA

I

PRODUÇÃO ACADÊMICA
Nome Título do Trabalho
1º Lugar Rafaella Regina Alves Peixoto Métodos de Bioacessibilidade Invitro e o Uso de Células CACO 2 em Estudos Invitro de Biodisponibilidade.
2º Lugar Michael González-Durruthy Decrypting Strong and Weak Single-Walled Carbon Nanotubes Interactions with Mithochondrial Voltage-Dependent Anion Channels Using Docking and Perturbation Theory.
3º Lugar Maria José Alves da Rocha Alternativas ao Uso de Animais para Ensinar Diabete Melito.

 

CATEGORIA

II

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO & INOVAÇÃO
Nome Título do Trabalho
1º Lugar Hideraldo Brasiel de Filippo Desenvolvimento de um Opacitômetro Nacional e Melhorado em Substituição à Produto Importado.
2º Lugar Sivio Henrique de Freitas Simulador de Técnicas Cirúrgicas Abdominais (SITECA).
3º Lugar Artur Christian Garcia da Silva Modelo Epitelial 3D Aplicado à Investigação de Toxicidade Ocular para Suporte à Inovação no Brasil.

 

 

Prêmio MCTIC de Métodos Alternativos é uma iniciativa da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED/MCTIC), organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC) com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Prêmio conta com a colaboração institucional da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e patrocínio do Grupo Boticário.

Prêmio tem como objetivos revelar talentos, impulsionar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico assim como promover a inovação na temática de métodos alternativos à experimentação animal, bem como no ensino, sempre voltados ao Princípio dos 3Rs (ou “Reduction, Refinement and Replacement”, em inglês).

Serão duas as categoria de premiação:

  1. i) Produção Acadêmica, e
  2. ii) Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

A categoria “Produção Acadêmica (PA)” – modalidade individual, está direcionada aos graduados, estudantes de pós graduação e pesquisadores com efetiva atuação na área de Métodos Alternativos à experimentação Animal tanto em atividades de pesquisa como em atividades de ensino, sempre voltadas à aplicação do Princípio dos 3Rs.

A categoria “Desenvolvimento Tecnológico & Inovação (DTI) – modalidade individual, está direcionada para quaisquer profissionais graduados e que apresentem propostas relacionadas à temática do Prêmio e ao emprego de metodologias alinhadas ao Princípio dos 3Rs com vistas ao desenvolvimento tecnológico e à inovação e que, quando possível, possam ser incorporadas às ações da Rede Nacional de Métodos Alternativos – RENAMA.

Para maiores informações acesse o regulamento do prêmio disponível no link abaixo:

 

REGULAMENTO

 

Para realizar sua inscrição, faça o download dos formulários disponíveis nos links abaixo de acordo com o perfil escolhido (PA ou DTI).
 

 

Ficha de Inscrição PA

Ficha de Inscrição DTI

 

Após o seu preenchimento, envie o formulário para renama@mctic.gov.br até o dia  20 de outubro de 2017. Não serão aceitas inscrições fora de prazo.
 
Favor intitular o e-mail como “PRÊMIO MCTIC MÉTODOS ALTERNATIVOS”.
 
 
 
 

 

Informações Adicionais:

renama@mctic.gov.br